Blog

Blog da Barão

da barão
Camellia Sinensis: Saiba mais sobre o cultivo e colheita da planta do chá!
02 de julho de 2019

camellia-sinensis

Beber chá é uma delícia e traz excelentes benefícios para sua saúde! 

Mas você já parou para pensar como é que o chá é produzido?

Grande parte dos chás que bebemos vem de uma planta específica chamada de camellia sinensis. Também conhecida como planta do chá, somente as infusões desta planta são consideradas chás. Outras infusões com outras plantas, como camomila, funcho, erva mate, são apenas infusões ou tisanas. Apenas no Brasil que, devido à legislação, temos um reconhecimento diferente dessa questão. 

Mas antes de chegar até a sua xícara, essa planta passa por um processo característico de cultivo e possui diversas curiosidade interessantes. Quer saber mais?

Continue lendo e aprenda mais sobre a Camellia Sinensis!

 

Camellia Sinensis

A camellia sinensis é uma árvore que se originou no Sudeste Asiático em países como China e Índia, onde o clima é mais ameno e úmido. No Brasil, onde o clima é favorável, também existem plantações que crescem de forma natural e outras que são cultivadas para o nosso consumo. 

A colheita das folhas da Camellia Sinensis proporciona a planta base para os chás mais tradicionais que bebemos todos os dias, como o chá preto, chá verde e o chá branco. 

 

CháIdeal

 

Cultivo

A camellia sinensis é cultivada em arbustos de até 3 metros que, em seu estado natural, podem atingir até 15 metros.

Ela é uma planta que exige determinadas condições de fertilidade do solo, como profundidade e boa drenagem. Sem falar que as condições do clima e a altitude tem fator importante no sabor do chá.

 

Colheita

Após ser plantada, a árvore demora entre 3 a 5 anos para dar sua primeira colheita, sendo o ápice de sua produção e qualidade das folhas quando chega aos 20 anos de idade.

No inverno a planta “hiberna”, começando a dar seus brotos com o início da primavera ou outono. Contudo, durante os demais períodos do ano ela também é colhida para outros tipos de uso.

Esse processo da colheita é fator determinante na qualidade do chá que chega à sua mesa: para conseguir o sabor mais acentuado e o aroma característico no chá, a planta deve ser colhida quando o broto está no início do ciclo, com apenas duas folhas.

 

Benefícios da Camellia Sinensis

A planta do chá só tem benefícios a trazer para o seu corpo. Entre eles, vamos destacar algumas das vantagens de incluir algumas xícaras de chá de camellia sinensis no seu dia.

 

Antioxidante

A camellia sinensis é um poderoso antioxidante que ajuda a impulsionar as atividades antioxidantes no sangue em até 50%.

 

Rica fonte de Flavonóides

A planta também é uma rica fonte de flavonóides, que, além de reduzirem os riscos de derrame, possuem ações anti-inflamatórias e ajudam no controle de peso.

 

Estimulante para o dia

Devido aos seus compostos químicos, como a teobromina e a cafeína, a camellia sinensis também apresenta propriedades estimulantes.. Uma boa notícia para você poder evitar tanto café no seu dia e investir em uma bebida mais saudável e que deixe motivado no seu dia.

 

Chás para diferentes situações

 

Então, o que achou de conhecer o processo de preparo da camellia sinensis?

Não deu vontade de tomar um chá agora mesmo?

Não deixe de baixar o nosso conteúdo gratuito para você preparar um chá perfeito para este momento!

 

Visite nossa loja e confira nossa linha completa de chás.

 

Até a próxima! 

voltar