Blog

Blog da barão

da barão
Os benefícios da erva-mate
27 de outubro de 2017

Os benefícios da erva-mate

Erva-mate é uma planta nativa da América do sul e seus benefícios são conhecidos desde a antiguidade, sendo utilizada até hoje. Ela nos proporciona diversos benefícios, pois possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para a saúde do nosso organismo.

A árvore de mate é uma planta subtropical que cresce até uma altura de 18 metros e exige uma boa precipitação, podendo suportar temperaturas de até -6 graus celsius. Floresce entre os meses de setembro a dezembro e a sua frutificação ocorre de janeiro a março.

As folhas da erva-mate passam por diversos estágios de processamento, incluindo sapeco, secagem e beneficiamento.

Propriedades da erva-mate

Possui cafeína, teofilina, teobromina, ácidos fólicos, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E, por este motivo atua como antioxidante, diurético, laxante suave e estimulante. A erva-mate possui também propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias.

Benefícios da erva-mate

Contém cafeína em quantidades importantes, antioxidantes, bem como potássio, aminoácido e vitaminas. Seus principais benefícios para a saúde são:

  • Ajuda o sistema cardiovascular, por ter uma boa quantidade de antioxidantes. O mate pode ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares, evitando que o colesterol e a gordura se acumulem nas artérias.
  • Aumenta o colesterol bom (HDL), prevenindo ataques cardíacos.
  • Ajuda a retardar o envelhecimento, pela mesma ação dos antioxidantes. Se consumido regularmente, o mate previne a oxidação e o desgaste das células.
  • Oferece mais resistência física, colaborando com a aceleração do metabolismo, e assim o corpo consome de maneira mais rápida os carboidratos.

Efeitos colaterais da erva-mate

Por conter cafeína, em alguns casos pode levar a insônia, dependendo do horário de consumo.

Como preparar?

O modo mais comum de consumir o mate é principalmente no chimarrão, e para muitos o consumo da erva-mate é diário.

Tradicionalmente o mate é feito no recipiente que chama-se cuia e tomado pelo meio de um “canudo metálico”, chamado de bomba. O chimarrão é preparado adicionando as folhas secas e os ramos moídos da erva em água quente (não fervendo-os juntos).

Como vimos, existem muitas vantagens em tomar mate! Compartilhar desse costume e matear de forma regular seria uma ótima opção para manter-se mais saudável. Venha conferir os diversos tipos de erva-mate que a Barão Erva-Mate e Chás tem a lhe oferecer! Acesse nossa loja para saber mais.

Fonte: Ambiente Brasil

voltar