Blog

Blog da barão

da barão
Tereré: a bebida perfeita para o verão!
06 de fevereiro de 2018

Tereré: a bebida perfeita para o verão!

Com as altas temperaturas nada melhor do que apreciar um tereré bem gelado, concorda? Diferente do chimarrão, o tereré é feito a partir da água fria e resulta em uma bebida leve e refrescante. Mas você sabe a origem e os benefícios que essa ele proporciona? Então vamos lá!

Origem

Existem algumas teorias quanto ao surgimento da bebida, a mais aceita é que durante a Guerra do Paraguai os soldados não podiam fazer uma fogueira para esquentar a água, justamente porque a fumaça que seria emitida poderia entregar sua localização para os inimigos. E foi aí que surgiu a ideia e o hábito de consumir a erva com a água fria. Nos dias atuais, a bebida é consumida em momentos de recreação e tranquilidade, conectando as pessoas e celebrando amizades.

Benefícios e malefícios

Muito além de uma bebida refrescante e saborosa, as propriedades que encontram-se na erva-mate do tereré são diversas e positivas para a saúde e o bem estar. Dentre os principais benefícios estão os efeitos diuréticos e energéticos. Por ser uma infusão rica em cafeína, possui poder fortalecedor, estimulando a atividade física e mental. Muitas pessoas afirmam que o tereré é capaz de emagrecer, precisamente por causa do seu efeito diurético, mas não se engane, apesar de apresentar uma diminuição da gordura do corpo quando consumida diariamente, é preciso ter uma alimentação equilibrada e balanceada, pois de nada adianta consumir a bebida esperando emagrecer se você leva uma vida sedentária ou não tem uma alimentação saudável, na dúvida procure um nutricionista.

O tereré também pode ser ótimo para a circulação sanguínea, retardar sinais de envelhecimento, facilitar a digestão e promover sensação de bem estar. Mas não é somente isso! A erva também hidrata o nosso corpo e fornece propriedades antioxidantes que ajudam a manter a pele saudável, além de prevenir o envelhecimento precoce. Com todas essas séries de benefícios é impossível não querer consumir o tereré, não é mesmo?

Agora você deve estar se perguntando: Junto com uma série de benefícios, quais são os malefícios que o consumo da infusão do tereré pode causar? A resposta é simples, tudo em excesso faz mal. O mesmo vale para o consumo dessa bebida, que pode causar insônia quando ingerida na parte da noite ou em grande quantidade. Ainda pode provocar uma diminuição na absorção de ferro e aumentar a pressão arterial, por isso na maioria das vezes deve ser evitado ou não consumido em excesso por pessoas com anemia ou hipertensão.

Preparando um excelente tereré

Ficou afim de experimentar aquele tereré geladinho? Confira aqui como preparar um bom tereré e apreciar todos os benefícios que essa bebida proporciona. Lembre-se que a forma tradicional de consumir a bebida é com água gelada, mas se você preferir pode misturar com sucos, escolha os naturais pois são ricos em vitaminas e nutrientes.

Lembrando que em nossa loja você encontra ervas de tereré com sabores. Acesse e confira os diferentes tipos que a Barão Erva-Mate tem a lhe oferecer! Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog, até a próxima.

Fonte: Mjnutricionista

voltar