Blog

Blog da barão

da barão
5 boas razões para você começar a consumir erva-mate agora
21 de janeiro de 2019

barao

Típica do Rio Grande do Sul, a erva-mate é uma bebida preservada na cultura gaúcha e repassada de geração para geração. Os benefícios da planta são muitos e fundamentais para a saúde e bem-estar do nosso corpo. Confira agora 5 boas razões para você começar a consumir erva-mate agora mesmo!

  1. Fonte de propriedades medicinais

Uma das grandes vantagens do consumo da bebida é a grande fonte de nutrientes que são encontrados na planta. Ela possui cafeína, ácidos fólicos, teobromina, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E. Sendo assim, atua como antioxidante, laxante suave e estimulante. Ela também conta com propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias.

Dentre os principais benefícios se destacam o retardamento do envelhecimento, já que possui antioxidantes. O consumo regular do chimarrão ajuda a prevenir a oxidação e o desgaste das células. A erva-mate também garante mais resistência física e colabora ativamente na aceleração do metabolismo.

  1. Reduz colesterol ruim

Estudos realizados pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul concluíram que a erva-mate auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim. O seu efeito termogênico ajuda a acelerar o metabolismo, sendo uma excelente recomendação antes dos exercícios físicos.

  1. Auxilia no emagrecimento

Existem diversos mitos e verdades que envolvem o consumo do chimarrão e seus principais benefícios. Um deles é que a bebida ajuda a emagrecer. Mas será que isso é realmente verdade? Como falamos anteriormente, a planta conta com diversas propriedades benéficas para a saúde do nosso corpo. Para aquelas pessoas que desejam perder peso, o chimarrão pode ser um bom aliado, já que ele estimula o circuito mesocorticolímbico, o responsável por produzir grandes quantidades de dopamina. Para quem não sabe, a dopamina é o neurotransmissor do prazer. Muitas pesquisas garantem que o emagrecimento está ligado diretamente a fatores emocionais. Dessa forma, o consumo da erva-mate seria responsável por elevar os níveis de dopamina, fazendo com que a ansiedade seja reduzida, trazendo uma sensação de prazer e bem-estar.

  1. Previne doenças cardiovasculares

Por ser uma grande fonte de antioxidantes, a erva-mate auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, além de evitar que o colesterol e a gordura fiquem acumulados nas artérias.

  1. Preparo de receitas

Além dos diversos benefícios encontrados na erva-mate, ela também pode ser utilizada para o preparo de diversas receitas culinárias. As receitas vão desde cucas, cupcakes, sorvetes, mousse, pão e muito mais. A nossa dica de receita para esse verão é a caipirinha de erva-mate. Além do sabor incrível, ajuda  refrescar durante as elevadas temperaturas. Faça o preparo e surpreenda sua família e os amigos!

Quer aprender a preparar um bom chimarrão para poder aproveitar todos os benefícios que a bebida proporciona? Clique aqui e confira como fazer um excelente chimarrão. Vale lembrar que em nossa loja você encontra a linha completa de  erva-mate Barão, acesse e confira.

voltar