Blog

Blog da Barão

da barão
5 Chás gelados que você precisa provar
13 de janeiro de 2021

Incluir bebidas refrescantes no cardápio de verão. Quanto mais melhor. É por isso que, além da água e do tererê, os chás gelados também são uma excelente escolha para a estação mais quente do ano.

Depois de ler esse artigo você vai descobrir que não precisa mais pensar em chá e já correr para esquentar a água. 

Por que beber chás gelados?

Já enfatizamos aqui que, além de serem saborosos e naturais, os chás gelados também são uma excelente escolha para manter o corpo hidratado, a pele saudável e para aumentar a disposição.

Todos os benefícios dos chás gelados vêm bem, mas, especialmente no verão, vale focar na hidratação.

É que as altas temperaturas fazem a transpiração aumentar e, com isso, o corpo perde mais água.

Você sabia, por exemplo, que a transpiração é a segunda maior fonte de perda de líquidos do nosso corpo? Pois é, ela é responsável por 23% da água que eliminamos diariamente.

Mesmo sem nenhum esforço físico, de 2 a 2,5 litros de água por dia são perdidos diariamente. 

É por isso que o consumo de líquidos é tão importante para o bom funcionamento do organismo. E um bom chá gelado não pode faltar na sua lista!

Chá quente ou gelado?

A versatilidade do chá é indiscutível. Que outra bebida pode ser apreciada quente, gelada, com leite ou espumante e se manter sempre deliciosa?

A grande diferença entre consumir a bebida gelada ou quente está no resultado que se busca.

Enquanto as receitas calmantes tendem a ser quentes, as termogênicas, que aceleram o metabolismo, geladas. 

Sim, no nosso cardápio de 5 chás gelados você vai encontrar sugestões que podem ajudar, inclusive, a emagrecer!

1 Chá verde

Se o seu objetivo é perder peso, pode preparar suas xícaras de chá verde. Só não esqueça de adicionar muito gelo.

Outra combinação, aliada da perda de peso, é a do chá verde com hibisco. Mas não é só isso. 

O chá verde combinado com hibisco também ajuda a: controlar a ansiedade, diminuir os sintomas das cólicas, aumentar a imunidade, prevenir diabetes e infecções urinárias, melhorar a flora intestinal e a circulação sanguínea.

Quando o assunto é chá verde e o seu papel na perda de peso, também não dá para esquecer da combinação com limão e gengibre.

2 Chá mate tostado

A versão gelada do chá mate tostado também vai ajudar a diminuir os números na balança.

Na composição do chá mate tostado estão as metilxantinas (cafeína e teobromina), substâncias que conferem o efeito termogênico à planta.

Além disso, como outros chás, ele também tem ação diurética, que é igualmente importante para o processo de emagrecimento.

E já que estamos falando em chá mate tostado e em efeito termogênico, não deixe de incluir na lista o Chá Misto Mate Tostado com maçã, abacaxi, canela e cravo

Especialistas estimam que os termogênicos como a canela, que é um dos ingredientes desse blend, aumentam entre 15% a 20% o metabolismo basal e que colaborem entre 5% a 10% na perda de peso.

3 Chá de limão

Os fãs de um suco bem gelado de limão certamente vão apreciar preparar o chá misto de limão e gengibre da Barão nessa versão.

E como verão e limão não rimam à toa, também dá para adicionar o suco da própria fruta ao seu chá preto. Fica delicioso.

4 Chá de abacaxi

Outra fruta que tem a cara do verão é o abacaxi. Para beber gelado, a nossa dica é apostar no blend de abacaxi com hortelã.

A combinação fica perfeita porque o chá de abacaxi mantém o sabor levemente adocicado da fruta, sem a acidez do fruto in-natura. Já o sabor e o aroma inconfundíveis da hortelã dispensam comentários.

5 Chá de morango

O chá gelado de morango é a receita ideal para se deliciar a qualquer hora do dia.

E o grande representante das frutas vermelhas possui ainda uma série de propriedades nutritivas. 

Quer uma excelente opção para abastecer o corpo com fibras, antocianinas, ácido elágico, vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, zinco e vitaminas B2 e B6? Aposte no chá gelado de morango!

Como preparar seu chá gelado

Independente do sabor escolhido, a preparação dos chás gelados segue o mesmo ritual.

Coloque os sachês em uma jarra de água quente e adicione gelo ou leve a jarra à geladeira ou freezer. Depois é só se deliciar.

Gostou das nossas dicas de chás para se refrescar no verão? Aproveite para testar novas combinações e depois contar para a gente nos comentários!

Fontes: BBC, Bem Estar, Super Interessante, G1, Viva Bem, Gazeta do Povo.

ATENÇÃO: as informações contidas neste artigo têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.

voltar