Blog

Blog da Barão

da barão
Tudo que você precisa saber sobre bomba para chimarrão
11 de junho de 2021

Você certamente já ouviu o ditado “toda panela tem a sua tampa”, mas já parou para pensar que, quando se trata de chimarrão, combinações perfeitas também são necessárias?

Especificações como o modelo, tamanho, o material da cuia e até o tipo de erva-mate são fatores capazes de influenciar na escolha da bomba para chimarrão mais adequada.

Para que o trabalho de conduzir o amargo ocorra da maneira mais agradável possível, confira nossas dicas e descubra os segredos para formar seus pares perfeitos de cuia e bomba.

1 O tamanho da cuia

Manter o equilíbrio entre o tamanho da cuia e o tamanho da bomba para o chimarrão é a primeira regra. E ela vale ouro na hora de evitar complicações no seu mate.

Imagine combinar uma cuia Barão em couro, que tem 16 cm de altura, com uma bomba para chimarrão pequena, de 6,7 cm

É uma conta que não fecha, simplesmente porque quem precisa ultrapassar os limites da cuia é a bomba e não ficar escondida dentro dela

No caso desse exemplo, o par ideal para a cuia responde com 25 cm de altura! Aliás, 25 cm é o comprimento máximo que as bombas costumam atingir.

Para descomplicar a escolha, todas as bombas da nossa loja online são classificadas como grandes, médias e pequenas. 

Além da classificação, as especificações dos produtos também são acompanhadas do tamanho em centímetros. 

Com as cuias não é diferente. Assim fica fácil lembrar que a altura da bomba em relação a da cuia deve ser de 10 centímetros ou mais. 

2 O tipo de erva

Sua erva-mate preferida tem mais palitos ou é mais fina? Ver o chimarrão por esse ângulo, para combinar a bomba ideal, é um aspecto importante para evitar o pesadelo de ter nas mãos um mate entupido.

Quanto mais furinhos a bomba tiver, mais eficiente será na tarefa de filtrar a erva, mantendo o fluxo de água constante. 

Bombas em estilo colher são as campeãs nesse quesito, isso faz com que elas combinem com os mais diversos tipos de erva-mate.

Já para o consumo do tereré, por exemplo, que conta com grande quantidade de palitos, uma bomba reta sempre combina mais.

3 Material da bomba para chimarrão

Se visitou o site da Barão Shop e buscou por bombas, o material que todas elas têm em comum possivelmente foi algo que lhe chamou a atenção.

A razão para só comercializarmos bombas para chimarrão em aço inox é justificada pelas seguintes características do material:

  • Fácil de higienizar
  • Não enferruja
  • É durável e resistente
  • Não pega o gosto nem o cheiro da erva-mate

Como higienizar e guardar a bomba?

Água em abundância. Esse é o único elemento necessário para higienizar tanto a cuia quanto a bomba.

Na hora da limpeza, lembre-se que o acessório precisa ser lavado tanto interna quanto externamente.

Isso significa que o bojo, que é a parte dos furinhos da bomba, deve ser retirado e também necessita de água corrente em abundância para que os resíduos de erva-mate não fiquem acumulados.

Aliás, para que haja menor acúmulo de resíduos na bomba, recomendamos o uso do filtro. Ele também serve para evitar que a erva-mate chegue até a boca e cada novo chimarrão preparado pede um novo filtro.

Depois que a bomba secar, basta guardá-la em um local seco e arejado até que chegue o momento de preparar um novo chimarrão!

voltar