Blog

Blog da Barão

da barão
Chá de canela é bom para que?
31 de maio de 2021

Uma especiaria de sabor amadeirado, naturalmente doce e quente que traz muito mais do que o gosto de toque final para sua xícara.

Seja combinada com maçã, abacaxi, mate tostado ou com chá preto, a canela está presente em seis caixinhas dos chás Barão, em três variedades do chimamix e também na maçã seca.

Tanto amor por incluir a canela em nossos produtos não é à toa, afinal uma das especiarias mais antigas do mundo também guarda uma série de benefícios.

Mas afinal de contas, chá de canela é bom para que? Separamos 5 benefícios que você provavelmente não conhece e que servem como ótimos motivos para não faltar mais canela nas suas infusões.

1 Sensação de conforto e bem-estar

Seja para uma noite tranquila de sono ou para enfrentar os desafios do dia a dia, uma dose a mais de conforto e bem-estar nunca foram tão importantes.

É por isso que, para relaxar o corpo e a mente, não há receita melhor do que uma boa xícara de chá de canela.

A explicação é simples e um benefício puxa o outro. Enquanto a presença do manganês e do cálcio ajudam a combater problemas para dormir, ansiedade e mudanças de humor, a substância chamada cinamaldeído melhora a digestão e é um excelente remédio natural para diarreia, enjoos e náuseas.

No Ayurveda, a medicina indiana, a casca e óleo essencial da canela são amplamente utilizados tanto para ajudar na perda de apetite quanto para melhorar a digestão, promovendo o fogo digestivo.

Quanto a melhora do humor, uma pesquisa do American Journal of Obstetrics and Gynecology descobriu que mulheres que têm níveis baixos de manganês sofrem mais com os sintomas da TPM. 

É por isso que a canela pode ser um socorro natural para esse período do mês. Por outro lado, mulheres grávidas devem evitar o consumo do chá de canela que, por estimular as contrações uterinas, torna-se abortivo.

2 Auxilia no emagrecimento

Além de ser rica em nutrientes como manganês, fibras e cálcio, a canela também é um poderoso termogênico e por isso ajuda a acelerar o metabolismo.

Ela aumenta a temperatura corporal e assim potencializa o gasto calórico, mas sua ingestão ainda ajuda a diminuir a vontade de comer doces.

É que na especiaria também está o Cinnamtannin B1, um componente que estimula os receptores de insulina. Já a presença dos polifenóis ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. 

Com isso, a especiaria estimula a produção de insulina pelo pâncreas e reduz os níveis de glicose, beneficiando aqueles que sofrem ou têm propensão a sofrer de diabetes.

Quanto ao efeito de diminuição do apetite, a explicação está na quantidade generosa de fibras.

3 Aliada do sistema respiratório

Oscilações na temperatura e baixa umidade relativa do ar. As mudanças no tempo não negam, o outono está aí.

A estação é cheia de encantos, mas há quem sinta na pele que o clima fica mais favorável para o aparecimento respiratórias como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia.

Para prevenir todos esses incômodos, o chá de canela entra em cena mais uma vez. É que a especiaria ajuda a proteger o muco, limpar as vias aéreas e ainda age como antibactericida.

4 Para o crescimento do cabelo

Estresse e o período pós-parto são duas causas conhecidas para explicar a queda acentuada de cabelo.

Com a pandemia do novo coronavírus, no entanto, ter contraído a doença se tornou mais um fator para explicar o problema.

De acordo com pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, do México e da Suécia, a queda de cabelo está entre os 5 fatores mais comuns da Covid-19 prolongada.

Embora os especialistas concordem que ainda não é possível precisar a duração da perda de cabelo, alimentação equilibrada é importante. E chá de canela também.

É que a vitamina K, presente na especiaria, contribui com o fortalecimento dos vasos sanguíneos do couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios.

5 Diminui os níveis de colesterol ruim

Já te contamos aqui que pesquisadores da Universidade dos Kansas, nos Estados Unidos, concluíram que consumir pelo menos meia colher de sopa de canela em pó por dia, além de acelerar o metabolismo, também auxilia na hora de baixar o colesterol ruim.

Segundo os cientistas, isso se deve a presença dos antioxidantes na especiaria. Mas, para tornar o consumo da canela mais agradável e prático, que tal uma xícara de chá?

Para terminar de responder a pergunta “chá de canela é bom para que?”, vale acrescentar que ela também é útil para prevenir a pressão arterial alta, reduzindo o risco de ataques cardíacos.

Agora que já tem uma série de bons motivos para incluir na rotina todas as combinações com canela que você encontra na Barão Shop, que tal uma sugestão de preparo para o seu chá quentinho?

Basta adicionar um sachê de Chá Barão para cada xícara (200 ml), deixar em infusão até adquirir cor e sabor desejáveis (mais ou menos 3 minutos) e depois adoçar a gosto. 

Viu como é fácil? Continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro dos assuntos mais importantes do universo dos chás, chimarrão e tereré.

Fontes: Notícias Ao Minuto, Terra, Guia da Semana, BBC, Tua Saúde, Ecycle

voltar