Blog

Blog da barão

da barão
Chá mate tostado emagrece?
26 de agosto de 2020

“Corpos de verão são construídos no inverno”. Apesar de este ser um ditado comum, a resposta da ciência é que não existe uma estação que favoreça o emagrecimento: exercícios físicos, alimentação saudável e boa qualidade de sono são os principais ingredientes para o controle e perda de peso, independente da estação.

Mas, a ciência também concorda (e comprova) que algumas estratégias são úteis para favorecer o emagrecimento, como o consumo de determinados chás. 

Quando as temperaturas são mais frias, nossas preferências alimentares tendem a se direcionar muito mais para as preparações quentes, então por que não aproveitar esse momento para aumentar o consumo de chás?

Se você quer deixar alguns quilinhos para trás, tem mais um bom motivo para olhar para as caixas de chá com mais carinho! Neste artigo vamos explicar como o chá mate tostado pode ser um grande aliado quando o assunto é a balança.

O que é o chá mate tostado?

O chá mate tostado é uma bebida produzida a partir da erva-mate. Após passar pelo processo de torrefação, o produto adquire o sabor e odor característico de tostado, tornando-se mais suave.

Na composição do mate estão as metilxantinas (cafeína e teobromina), substâncias que conferem o efeito termogênico à planta.

O efeito termogênico é a principal razão para o chá mate ser aliado do processo de emagrecimento, já que esse mecanismo acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura

Além disso, como outros chás, o chá mate também tem ação diurética, que é igualmente importante para o processo de emagrecimento.

Como preparar o seu chá mate tostado?

Quente, gelado ou espumante. Essas são as principais formas de se saborear o chá mate tostado. 

O ideal é consumir um pouco antes das principais refeições do dia, principalmente porque, segundo especialistas em nutrição, estes são horários estratégicos para ajudar na redução do apetite.

Quente: Em um bule, coloque 1 litro de água e 3 colheres de sopa de Chá Mate Tostado Barão, leve ao fogão e, após ferver, aguarde de 3 a 5 minutos até a cor e o aroma ficarem adequados, coe e sirva quente. 

Gelado: Em um bule, coloque 1 litro de água e 3 colheres de sopa de Chá Mate Tostado Barão, leve ao fogão e, após ferver, aguarde de 3 a 5 minutos até a cor e o aroma ficarem adequados, coe, leve à geladeira e sirva gelado.

Espumante: Em um bule, coloque 1 litro de água e 3 colheres de sopa de Chá Mate Tostado Barão, leve ao fogão e, após ferver, aguarde de 3 a 5 minutos até a cor e o aroma ficarem adequados, coe, adicione gotas de limão ou pedaços de frutas, bata no liquidificador e sirva gelado.

Para aumentar ainda mais o efeito termogênico do Chá Mate Barão, você pode acrescentar gengibre ou canela à infusão. Estes alimentos também são considerados termogênicos, ou seja, estimulam o organismo a queimar mais calorias para digeri-los.

Gostou de conhecer mais este benefício do chá mate tostado? Aproveite para aprender mais sobre o cultivo e plantação da erva-mate, matéria-prima deste novo aliado da sua dieta! 

 

voltar