Blog

Blog da barão

da barão
Você sabe como é feito o cultivo e plantação da Erva-mate?
16 de agosto de 2019

cultivo-e-plantação-da-erva-mate

A erva-mate para chimarrão é um produto totalmente natural composto por dezenas de benefícios para seu corpo.

Contudo, apesar de ser um produto natural, o cultivo e plantação da erva-mate é bastante complexo e exige diversos cuidados até que ela chegue à sua mesa.

Ficou curioso? Então acompanhe o nosso texto e saiba mais sobre a produção e cultivo da erva-mate. 

 

Se você aprecia um bom chá, não deixe de conferir também o nosso texto sobre o cultivo e colheita da Camellia Sinensis, a planta do chá!

 

Produção de sementes e mudas

Antes mesmo de serem cultivadas, as mudas de erva-mate passam por diversos métodos de aprimoramento genético, tendo como objetivo obter a mais alta qualidade do produto.

Os métodos para o cultivo das sementes e mudas consiste, em grande parte, em isolar estas mudas em determinados locais, visando garantir que as sementes tenham um mesmo padrão de qualidade para o cultivo.

 

Embrapa lança app com auxílio da Ervateira Barão de Cotegipe.

 

Cultivo e Plantação da Erva-Mate

Antes do cultivo das mudas da erva-mate o solo passa por uma descompactação que é fundamental para o plantio da erva-mate, sendo ela uma planta bastante sensível que exige um solo com boa drenagem e fertilidade natural de média a alta.

Com poucos meses as mudas de erva-mate são plantadas, o que ocorre de abril até julho, quando as temperaturas apresentam as condições ideais para a plantação.

 

Conhecidos como ervais, as plantações de erva-mate dividem-se em 5 tipos:

Ervais Nativos: com plantas que crescem na mata sem intervenção.

Ervais Homogêneos: com plantações solteiras a pleno sol.

Ervais Consorciados: plantação é intercalada com outras espécies florestais, agrícolas e pecuárias. 

Ervais Adensados: plantio realizado em clareiras já existentes ou criadas a partir do manejo da mata.

Ervais em transformação: erval diversificado com cultivo de mais espécies florestais, podendo ser nativas ou exóticas. 

 

O que influencia no sabor da Erva-Mate?

 

Colheita de Erva-Mate

A colheita das folhas de erva-mate ocorre em períodos que podem durar menos de 8 meses até períodos que duram 24 meses –– tudo depende do tipo de erval de cultivo da planta.

A época de colheita ideal ocorre entre os meses de maio a agosto, quando a planta está mais madura, porém, com a alta demanda do mercado, a colheita acaba ocorrendo durante todo o ano para manter os consumidores abastecidos. 

Basicamente, o processo de colheita consiste da retirada dos ramos da planta através de equipamentos, como serras e alicates elétricos. Após serem retiradas, elas são encaminhadas para a fábrica, onde servem como matéria prima para a produção de seus derivados, como a erva-mate para chimarrão e o tereré. 
Ao ser encaminhada para fábrica, a erva-mate passa por uma linha de processamento para que ela tenha o sabor e a textura característicos que você conhece. Nesse processo, ocorre o sapeco, a secagem, o cancheamento, a moagem finalizando com o empacotamento dos diversos produtos que você conhece e saboreia.

voltar