Blog

Blog exclusive content

exclusive content
Chimarrão na viagem de férias: o guia completo para o transporte
Monday January 17th, 2022
chimarrão na viagem de férias

Se você está arrumando a bagagem, provavelmente já constatou que o chimarrão não pode faltar na sua viagem de férias.

Muito mais do que um companheiro para o destino final, apreciar o caminho e as novas paisagens com a cuia na mão tem um sabor que você jamais vai abandonar depois de provar pela primeira vez.

Se o chimarrão é seu hábito diário do ano inteiro, é claro que ele também não pode faltar nesse momento.

De carro, moto, avião, navio ou ônibus: trouxemos um guia completo, com tudo o que você precisa saber para descobrir quais são as melhores formas de transportar o amargo com toda a segurança necessária.

Chimarrão na viagem de carro

Por questões de segurança, quem está dirigindo só deve tomar uma cuia durante as paradas.

Na carona, no entanto, encher a cuia quantas vezes quiser está liberado! Acontece que, por conta do movimento do carro, essa não será uma tarefa tão simples quanto é no dia a dia.

A dica aqui é se concentrar ao máximo para manter a cuia e a térmica em equilíbrio. Também evite encher o recipiente até a boca para não correr o risco de derramar água quente sobre si mesmo.

A tarefa fica muito mais fácil com uma mateira: o item vai ajudar a manter tudo no seu devido lugar e também pode servir como apoio seguro para a hora de servir.

Aliás, quando cheia, a garrafa térmica deve ser deixada sempre em pé e contar com uma tampa que sele a água completamente.

Lembre-se ainda que vidros abertos não combinam com a cuia na mão! Por isso, quando quiser sentir o vento no rosto, acomode todos os seus apetrechos na mateira.

Além de impedir que se espalhe, a mateira também é segura para evitar que a erva fique exposta a fatores capazes de influenciar no sabor como o sol, umidade e a poeira. 

Chimarrão na viagem de ônibus e motocicleta

Os cuidados para o transporte do chimarrão na viagem de ônibus são semelhantes aos da viagem de carro.

A principal diferença aqui é que o espaço é menor, por isso a dica é optar por um kit de chimarrão menor, a menos que você decida destinar um espaço considerável da sua bagagem para acomodar todos os itens.

E já que estamos falando em espaço reduzido, nas motocicletas o desafio é ainda maior. Você pode transportar os apetrechos em uma mochila ou no baú. 

A dica de ouro é escolher uma cuia, bomba, pacote de erva-mate e garrafa térmica pequenas. Com esse cuidado você garante que o chimarrão não falte nas suas férias!

Tanto a bordo da motocicleta quanto no ônibus, você não poderá sorver o chimarrão durante o percurso.

Isso vai evitar preocupações com cuidados como a água quente, já que levará a térmica vazia.

Chimarrão na viagem de avião e de navio

A mateira também será o melhor recipiente para transportar todos os apetrechos do chimarrão se a sua viagem de férias for de avião, para um destino nacional.

É que, nas viagens nacionais, o acessório tende a passar como bagagem de mão e não entra para a conta das malas.

Em viagens internacionais, no entanto, explicar que você está transportando itens como bomba e erva pode ser um pouco mais complicado.

Um dos melhores esclarecimentos que você pode dar é que o copo e o canudo especiais que você está levando consigo são necessários para apreciar uma espécie de chá típico do sul da América do Sul.

Para evitar complicações, leve os apetrechos na mala despachada e a erva-mate sempre na embalagem original, fechada. A térmica também tem que estar vazia.

Em cruzeiros, o ideal também é despachar todos os apetrechos do chimarrão para evitar qualquer tipo de complicação.

Quantidade de erva-mate

Se a viagem for de carro, uma cuia pronta já vai junto com você! Nesse caso, a liberdade de levar uns quilos de erva-mate há mais também é maior.

Fora isso, o bom é sempre fazer um cálculo prévio da quantidade de erva que precisará, considerando o tamanho da cuia e o total de dias de viagem.

Embalagem lacrada, original e a vácuo são características valiosas para evitar qualquer tipo de problema com a erva-mate.

Uma térmica de qualidade, capaz de manter a água quente por mais tempo, também trará muito mais praticidade e tranquilidade para você apreciar o seu chimarrão nas férias!

Gostou das nossas dicas? Então faça agora mesmo uma parada na Barão Shop e monte o kit ideal para a sua viagem de férias!

go back