Blog

Blog exclusive content

exclusive content
Os melhores chás para uma noite tranquila de sono
Thursday February 11th, 2021

Não é só impressão. A ciência já comprovou que uma boa noite de sono não proporciona apenas o descanso como também melhora o desempenho nas atividades do dia seguinte.

Os especialistas vão além e explicam que o sono de qualidade contribui para o equilíbrio físico, mental e emocional, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e tem grande importância para o bom funcionamento do cérebro.

Só que para os cerca de 40% de brasileiros que sofrem com a insônia, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), os benefícios de dormir bem parecem soar, literalmente, como um sonho distante.

A boa notícia é que a combinação de atitudes simples pode ajudar muito. Você já parou para pensar, por exemplo, em recorrer aos chás para uma noite tranquila de sono?

Chás para uma noite tranquila de sono: como eles podem ajudar?

O estudo da Royal Philips respondeu quais são as principais causas de 73 milhões de brasileiros terem dificuldade para dormir. 

As explicações moram nas preocupações financeiras, no uso das tecnologias antes de ir para cama e em questões relacionadas ao trabalho.

Para responder ao conjunto de fatores que podem estar tirando o seu sono, tratamentos como a terapia cognitiva comportamental surgem como um convite para mudar alguns hábitos.

Ensinar o cérebro a relaxar antes de ir para a cama é uma das principais lições dos estudiosos da área.

E é justamente aqui que uma boa xícara de chá pode marcar presença, contribuindo com uma noite tranquila de descanso.

Seleção de chás para relaxar

Para enviar ao cérebro a mensagem que o dia está chegando ao fim, as apostas ideais são os chás descafeinados ou de ervas. Ou seja, não é qualquer chá que serve.

Da mesma forma, tomar uma xícara de chá de qualquer maneira também não vai resolver. É importante compreender que os chás que ajudam a relaxar atuam no sistema nervoso central. 

Isso explica o fato de que eles devem ser consumidos com uma antecedência de 30 a 60 minutos antes da hora de dormir. Só assim eles terão tempo hábil para cumprir com o propósito de enviar a mensagem para o relaxamento do corpo e da mente.

Está curioso para conhecer a seleção que preparamos, com os melhores chás para uma noite tranquila de sono?

1 Chá de Camomila

A camomila é quase como um sinônimo perfeito para relaxamento. Sim, ela realmente é uma das melhores escolhas para preparar o corpo para uma noite tranquila de sono. 

Isso ocorre principalmente pelo chá possuir o antioxidante apigenina, que se conecta ao receptores do cérebro que promovem o sono e reduzem a insônia. 

Além disso, uma pesquisa feita pelo departamento de urologia da Case Western Reserve University, sediada em Cleveland, comprovou que a camomila não só ajuda no sono profundo como também tem o poder de reduzir o estresse.

Que tal comprovar esses efeitos incluindo em sua rotina tanto o Chá de Camomila Barão quanto o Chá de Camomila com Erva-Doce?

2 Chá de Melissa

A melissa é outra erva reconhecida pelas propriedades relaxantes, sendo utilizada há muito tempo como calmante.

Eficaz para combater o nervosismo e os transtornos de ansiedade, o Chá de Melissa é outra escolha certeira para quem busca uma forma natural de obter efeitos sedativos e calmantes.

3 Chá de Cidreira

As folhas do Chá de Cidreira possuem essências tranquilizantes que auxiliam no relaxamento.

É justamente por conta das propriedades calmantes, que esta também é uma ótima escolha para melhorar a qualidade do sono. 

4 Chá de Maracujá

Folhas e caules da planta. Estes são os locais onde os efeitos tranquilizantes do maracujá estão concentrados, segundo os pesquisadores e é daí que vem o nosso chá.

Graças à ação de flavonoides e alcaloides, o Chá de Maracujá proporciona o efeito calmante, analgésico e relaxante muscular. 

Além disso, o maracujá também é rico em magnésio, um mineral importante no controle do estresse e da ansiedade. Alguma dúvida de que esse é mais um dos chás para uma noite tranquila de sono?

5 Chá de Funcho 

O funcho é uma verdadeira autoridade quando se busca a melhora da digestão. É por isso que esse é um chá capaz de colaborar para que o corpo se acalme com maior facilidade.

Comeu algo pesado no jantar? Nesse caso, apostar no Chá de Funcho será uma excelente escolha para esperar uma boa noite de sono.

Viu como uma simples xícara do chá certo pode contribuir para que você finalmente possa acordar mais descansado do que quando foi dormir? 

Vale lembrar, no entanto, que o consumo de chás é apenas um dos elementos para você incluir em sua rotina de sono saudável. 

Como este será um hábito que você não terá nenhuma dificuldade para implantar no dia a dia, vale a pena passar na Barão Shop agora mesmo e escolher os seus chás preferidos para começar.

Fontes consultadas: Fiocruz, OMS, UOL, Royal Philips, Viva Bem

ATENÇÃO: as informações contidas neste artigo têm o objetivo de informar e trazer dados importantes para o conhecimento sobre o tema, mas não substituem em nenhuma hipótese a consulta e orientação profissional.

go back