Blog

Blog da barão

da barão
Erva-mate para uma pele bonita e saudável
03 de setembro de 2020

Você tem um segredo especial para manter a pele sempre bonita e saudável? Se tomar um bom chimarrão é uma prática constante no seu dia a dia, saiba que mesmo que não siga nenhuma rotina de beleza, você já está colocando em prática uma receita que vai ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.

O segredo está na sua cuia e é mais um dos benefícios da erva-mate. Como já escrevemos aqui, a nossa tão amada Ilex Paraguariensis é rica em diversos componentes que a tornam benéfica à saúde. Hoje queremos destacar os polifenóis, que apresentam elevada ação antioxidante.

Antioxidantes para retardar o envelhecimento da pele

Poluição, exposição solar sem fotoproteção e má alimentação são alguns dos fatores que contribuem para  o envelhecimento precoce, por estarem diretamente relacionados à ação dos radicais livres. 

De acordo com especialistas na área de Dermatologia, no entanto, o efeito nocivo dos radicais livres pode ser combatido pela ação dos antioxidantes. Na prática, isso quer dizer que eles combatem e corrigem os sinais do envelhecimento. 

Desta forma, os antioxidantes ajudam a prevenir a destruição do colágeno pelos radicais livres e estimulam a produção de novas fibras, tendo tanto uma ação corretora quanto preventiva ao envelhecimento precoce.

Não pense que por ter tantos benefícios, encontrar antioxidantes vai ser uma tarefa difícil. Aliás, temos certeza que eles já te encontraram primeiro. Estão bem aí, dentro da sua cuia de chimarrão!

A receita é simples mesmo: consumindo erva-mate você traz os antioxidantes de forma natural para a sua alimentação e com isso estimula a produção de colágeno, proporcionando benefícios não só para a pele, mas também para as unhas e cabelos.

Pesquisas comprovam o poder antioxidante da erva-mate

Tão abundante quanto os benefícios da erva-mate são as pesquisas que comprovam a sua ação no organismo.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, pesquisadores selecionaram um grupo de filhotes de camundongos e os acompanharam por um ano.

Passado este tempo, os camundongos foram divididos em três grupos. Ao final da pesquisa, o grupo de animais que recebeu chá à base de erva-mate não sentiu o efeito dos genes do envelhecimento, além de apresentar uma pelagem mais sedosa.

“Os animais que beberam mate viveram mais e melhor. Portanto, dá para supor que os benefícios não estão ligados apenas ao sistema respiratório. Nosso próximo passo é repetir o experimento para avaliar as condições dos outros órgãos”, destaca o professor Samuel dos Santos Valença, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, orientador da pesquisa “Os benefícios do chá-mate como agente antioxidante na modulação da resposta pulmonar frente ao envelhecimento”. 

Como estes mesmos genes também são encontrados nos seres humanos, os pesquisadores acreditam que as chances de os efeitos se repetirem entre nós são bem altas.

Outros benefícios da erva-mate para sentir na pele

O poder da erva-mate para uma pele bonita e saudável também já foi reconhecido pela indústria cosmética. Não é à toa que o seu extrato hoje está presente em cremes, sabonetes, colônias e shampoos.

É que, os pesquisadores também já descobriram que, além da ação antioxidante, a ação anti-inflamatória ajuda a aliviar queimaduras do sol. A cafeína ativa a circulação e auxilia no combate à celulite. Já as saponinas têm efeito bactericida. “Ainda assim, tomar o chá traz mais benefícios”, destaca a dermatologista Letícia de Chiara Moço.

Agora você tem ainda mais motivos para preparar o seu chimarrão com erva-mate Barão! Aproveita que estamos com frete grátis na nossa loja online durante todo o mês de setembro e renove o seu estoque.

voltar