Blog

Blog de Barão

de Barão
Erva-mate Barão é a marca mais lembrada pelos gaúchos na pesquisa “Marcas de Quem Decide”
28 de abril de 2021
erva mate Barão marcas de quem decide

No ano em que comemoramos 70 anos de fundação, tem presente melhor do que receber o reconhecimento de quem mais entende de chimarrão?

Desde os primeiros passos da história, a erva-mate Barão sempre foi uma indústria inovadora.

Mas, a verdade é que o impulso para trazer para a cuia a erva-mate que tivesse a mesma cor das suas folhas, entre tantos outros feitos que marcam a nossa trajetória, sempre foi garantir a satisfação dos nossos consumidores.

Entregar o melhor sabor do mate sempre esteve em nossa essência. Buscamos preservar esse ímpeto todos os dias, por isso, recebemos com tanta satisfação mais uma premiação na pesquisa “Marcas de Quem Decide”. 

Mas, você sabe como essa pesquisa é realizada, por ela é tão importante, quando começou e qual foi nossa primeira premiação? Para responder essas e outras perguntas, preparamos este artigo especial.

A pesquisa “Marcas de Quem Decide”

Em sua 23ª edição, a pesquisa “Marcas de Quem Decide” é realizada pelo Jornal do Comércio, em parceria com a empresa Qualidata.

Voltada para o estudo dos hábitos de lembrança e preferência de consumo dos principais produtos e serviços no Rio Grande do Sul, a pesquisa revela dados importantes sobre dezenas de segmentos da nossa economia.

Com papel fundamental na representatividade da tradição gaúcha, a erva-mate não fica de fora e é uma das categorias pesquisadas.

Para eleger as marcas preferidas e mais lembradas pelos gaúchos, a equipe do Qualidata entrevista centenas de formadores de opinião do Estado, como empresários e altos executivos.

Neste ano, 262 empresários e executivos de todos os municípios gaúchos foram contatados por telefone, entre os meses de novembro de 2020 e janeiro de 2021

Ao todo, 75 categorias foram avaliadas de forma espontânea, tendo como estímulo apenas a citação dos respectivos setores.

Os municípios que compõem a pesquisa são aqueles que contam com participação igual ou superior a 0,5% do PIB nas sete regiões do Estado do Rio Grande do Sul. Conforme a Qualidata, o intervalo de confiança do estudo é de 95%.

Neste ano, o tradicional encontro entre os representantes das empresas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos não ocorreu de forma presencial, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Mesmo assim, os resultados não deixaram de ser divulgados e a cerimônia foi transmitida no dia 15 de abril pelo site e canal do YouTube do Jornal do Comércio.

Além de gerar reflexões sobre o papel na vida dos gaúchos, a “Marcas de Quem Decide” é uma ferramenta importante para avaliar a qualidade dos produtos e serviços entregues, assim como a efetividade da comunicação das marcas com o consumidor.

Erva-mate Barão na pesquisa “Marcas de Quem Decide”

A pesquisa “Marcas de Quem Decide” é realizada desde 1990. Seja entre as marcas mais lembradas ou como a marca preferida pelos gaúchos, estamos presentes nos rankings da pesquisa desde 2007.

De lá para cá, nosso nome aparece em 13 edições. Neste ano, conquistamos o primeiro lugar na pesquisa como marca mais lembrada, com 16,8%.

Como resultado geral da pesquisa, a marca mais lembrada pelos gaúchos em 2021 foi a Gerdau, seguida por Tramontina, Randon, Zaffari e Lojas Renner. 

Todos os números desta edição de “Marcas de Quem Decide” foram divulgados na versão impressa do Jornal do Comércio do dia 26 de abril.

voltar