Blog

Blog da Barão

da barão
Ana Luiza Teixeira, cozinheira e ex-participante do MasterChef, faz gravação na Barão Erva-Mate e Chás
11 de agosto de 2021
Ana Luiza Teixeira em visita à Barão Erva-Mate e Chás

Conhecer as plantações de erva-mate, suas etapas antes de chegar à indústria e acompanhar de perto todos os processos que cada pacote de erva-mate e caixinha de chá levam como memória.

A receita de um chimarrão e de um chá cheio de histórias agora também têm um espaço especial no “Caderninho” de Ana Luiza Teixeira.

Participante da edição do MasterChef em 2017, a mineira deu início, na metade deste ano, a um novo projeto. 

Depois de encontrar o caderno de receitas de sua avó Rita, a cozinheira decidiu viajar pelo Brasil para contar as histórias que estão por trás de cada ingrediente.

O chimarrão mais famoso do Brasil

Os 5 primeiros episódios da websérie Lugares do Brasil foram gravados em Minas Gerais.

Ana Luiza Teixeira - 1º episódio da websérie Caderninho

Em todos eles, além das receitas, os lugares, histórias, pessoas e as paradas obrigatórias das cidades visitadas aparecem como ingredientes especiais.

Os episódios da segunda temporada já estão sendo gravados e agora acontecem em solo gaúcho

“A Região Sul é a minha segunda casa. Eu já vivo aqui há 10 anos e, por conta disso, decidi fazer as gravações desta temporada aqui”, conta a cozinheira.

Em seu caderninho, Ana Luiza já trouxe anotações de Santa Maria e São José dos Ausentes.

Nesta terça-feira (10), foi dia de colorir as páginas com a história da Barão Erva-Mate e Chás.

Os sabores da história da Barão Erva-Mate e Chás

Guiada por Sérgio Antônio Picolo, um dos filhos do fundador Etelvino Picolo, Ana Luiza Teixeira caminhou pelos ervais e viu de perto como a história da erva-mate começa.

Ao visitar a fábrica, a cozinheira ouviu as explicações da engenheira de alimentos e neta do fundador, Ana Paula Picolo. 

As explicações técnicas, misturadas com o relato de pontos marcantes da história, fizeram a cozinheira perceber o quanto a família preserva a memória da marca, mantendo exemplos herdados do fundador como a fé. 

É por conta desse exemplo, aliás, que todas as caixinhas de chá saem da fábrica com um salmo. E assim o chá da Barão se transforma em uma bebida ainda mais acolhedora.

E como cada processo da Barão Erva-Mate e Chás garante um sabor especial, ver o secador que transformou a história da erva-mate para sempre ainda em funcionamento foi anotado como um episódio especial.

“Eu não tinha noção de como era o processo de fabricação da erva-mate, mas eu era muito curiosa para descobrir, porque, apesar de ser mineira, eu tomo muito chimarrão. Fiquei muito impressionada com a grandeza da Barão e com a quantidade de processos que acontecem até chegar ao resultado final da erva-mate”, enfatiza.

A receita que Ana Luiza vai preparar depois da visita ainda é uma surpresa, assim como a data que o episódio vai ao ar.

Enquanto isso, a dica é preparar um bom chá e curtir os episódios que já estão no ar.

voltar