Blog

Blog de Barão

de Barão
Mate ou chimarrão: 3 diferenças entre essas duas formas de chamar a bebida
27 de agosto de 2021
mate ou chimarrão

Chaleira no fogão, erva-mate na cuia, cevador na mão. Depois de cumprir essa sequência de ações você diz que acabou de preparar um mate ou um chimarrão?

Se também tem dúvida sobre a forma correta de chamar o seu amargo, precisa seguir na leitura para descobrir as diferenças que existem entre o mate e o chimarrão.

Mate ou chimarrão: as semelhanças

Ao contrário do tereré, as diferenças entre as duas formas de nomear o amargo não são tão claras e fáceis de perceber.

Mas elas existem! Para você conseguir identificá-las, a gente vai começar falando primeiro das semelhanças.

A água a aproximadamente 70ºC, a cuia, a bomba, a erva-mate Barão e a térmica para conservar a água na temperatura ideal são o ponto de encontro entre o mate e o chimarrão.

A disposição que garantem para iniciar o dia e o fato de serem a companhia ideal para o início da noite são outras coisas que não mudam.

Mas atenção, aqui vale uma ressalva: não importa se você chama de mate ou chimarrão, sempre é bom lembrar que a erva-mate contém cafeína e o seu consumo deve ser moderado depois das 17 ou 18 horas, sob o risco de você perder o sono depois.

1 – O local

Chamar seu amargo de mate ou chimarrão depende muito do local onde você está. Entre argentinos e uruguaios as conversas giram em torno do mate. Já no Brasil, o mais comum é chamar a bebida de chimarrão.

Aliás, apesar de ser apreciado no Brasil e também pelos brasileiros que vivem pelo mundo afora, o chimarrão é dono até de uma Lei que o torna símbolo do Rio Grande do Sul.

Outro ponto importante do chimarrão é o compromisso que a bebida leva em manter a tradição. Isso significa dizer que nada deve alterar o sabor original da erva-mate, como a adição de açúcar, por exemplo.

2 – O tamanho da cuia

Uma cuia pequena e de formato arredondado: esse é o recipiente característico para apreciar o mate.

Já as cuias para chimarrão contam com uma ampla variedade de formatos e tamanhos.

Independentemente do tamanho, no entanto, tanto a cuia do mate quanto a do chimarrão podem ser compostas dos mais diversos materiais: do porongo à cerâmica.

3 – A forma de tomar

Cada um com a sua cuia. Mesmo antes da pandemia, essa já era a forma consolidada de apreciar o mate.

O chimarrão, ao contrário, tem as rodas como um de seus símbolos mais característicos. As rodas, aliás, tem regras (e até mandamentos!) como: 

  • Pegar e devolver a cuia sempre com a mão direita;
  • O sentido da roda do mate também é para a direita, considerando o enchedor da cuia;
  • Não mexer na bomba;
  • Não passar tempo demais com a cuia na mão.;
  • Nunca devolver o chimarrão pela metade: a cuia roncando é o anúncio de que a água realmente acabou.

Gostou de conhecer as diferenças entre essas duas formas de chamar o amargo? Qual delas é a que você costuma usar no dia a dia? Conte para a gente nos comentários!

voltar