Blog

Blog da Barão

da barão
Por que a erva-mate é moída grossa?
10 de outubro de 2017

 

Por que a erva-mate é moída grossa?

Existem várias formas de fazer e aproveitar o chimarrão. O resultado final da infusão será mais ou menos amargo conforme o tipo de erva-mate escolhido pelo consumidor.

Beneficiamento para chimarrão:

  • Peneiramento: A erva separada por peneiras, de diferentes tamanhos, seguem para diferentes depósitos, dos quais são retiradas as quantidades para fazer a composição das misturas. Em seguida, deposita-se a erva-mate em uma tulha, em linha com a empacotadora, que faz uma pesagem automática e encaminha os pacotes para a colagem e o enfardamento.
  • Cancheamento: As partes colhidas devem ser colocadas sobre o “poncho”, para evitar contato com o solo e consequentemente com microorganismos que possam contaminar as folhas.
  • Sapeco: Processo em que as folhas da erva-mate recebem um choque-térmico, por meio de chama direta, quando ocorre uma inativação das enzimas oxidantes, que tornam as folhas enegrecidas. Nesta etapa, além de uma pré-secagem, ocorre o fracionamento inicial da erva-mate. Esse procedimento deve ser iniciado, no máximo em 24 horas após a colheita, pois a folha, mesmo sendo retirada da planta, continua consumindo oxigênio e açúcar. O sapeco é o ponto crítico para a boa qualidade da erva-mate, pois o fogo adequado vai depender a qualidade da lenha usada, além de aspectos como a intensidade e a duração, que são controlados pelo foguista.
  • Secagem: Esse processo é feito através do fogo indireto, retirando-se o restante da umidade do produto. Aqui é obtida a erva-mate triturada e seca, denominada erva-mate cancheada, isso ocorre pela desidratação que ocasiona uma perda de peso da ordem de 60%. Os secadores de esteiras possuem uma secagem mais lenta do que os secadores giratórios.
  • Moagem: Também é conhecida por fragmentação. Antigamente era realizada em um recipiente de madeira chamado cancha, que possuía um triturador cônico de madeira, com vários dentes, que girava dentro do recipiente triturando a erva. Hoje em dia existem os cancheadores metálicos.
  • Peneiramento: Nesta etapa, os palitos e a goma das frações de folhas com diferentes tamanhos são separados. A erva-mate, separada por peneiras, seguem para diferentes depósitos, de onde são retiradas as quantidades necessárias para as composições das misturas e tipos comerciais nos misturadores.

Como é o processo da erva-mate moída grossa?

Essa denominação se refere ao tipo de moagem que a erva é submetida depois da secagem. O procedimento faz com que os pedaços das folhas fiquem menos processados, mantendo um maior amargor na erva.

Depois de todas estas etapas, a erva-mate já está pronta para ser consumida! Ficou com vontade de tomar aquele chimarrão? Confira em nossa loja todos os tipos de erva-mate que temos para você saborear!

voltar