Blog

Blog da barão

da barão
Dicas para um excelente chimarrão
20 de julho de 2018

Conheça os tipos de Erva-Mate Barão

Já falamos aqui no blog sobre os benefícios da erva-mate. Hoje vamos apresentar algumas dicas importantes para o preparo de um excelente chimarrão. Quer saber mais? Então fique ligado!

Cuia, bomba e água

Para o preparo de um bom mate, a cuia precisa estar bem seca. Para lavar a cuia, utilize somente água e deixe-a secando deitada, desse modo o ar pode circular dentro dela. O mais indicado são as bombas feitas em aço inoxidável, pois não deixam gosto que interferem no sabor do chimarrão.

Dois cuidados importantes precisam ser levados em consideração antes de esquentar a água, são eles: quantidade e temperatura. A quantidade da água é um fator muito importante, visto que ela precisa preencher a cuia completamente. Já a temperatura não deve ultrapassar 70° para que a erva não seja queimada e dessa maneira, consiga manter suas propriedades naturais.

Na hora de preparar o chimarrão, você pode optar por fazer ele no modo tradicional ou usar a criatividade e elaborar diferentes formatos na erva-mate. Confira alguns modelos para você se inspirar:

Formigueiro:

Coloque uma colher (sopa) de erva-mate e adicione a água quente até o pescoço da cuia. Posicione a bomba e cubra toda a abertura com erva-mate. Com a ajuda de uma colher, firme a erva-mate sobre a água. No centro, faça uma marca na erva com 1 cm de largura e 1cm de profundidade. Molhe levemente essa abertura com algumas gotas de água e empurre até alcançar a água no fundo da cuia. Utilize erva-mate suficiente para modelar o formigueiro do tamanho que decidir.

Invertido:

Coloque uma colher (sopa) de erva-mate e adicione água quente até o pescoço da cuia. Posicione a bomba na cuia e cubra toda a abertura com erva-mate. Com a ajuda de uma colher, firme a erva-mate sobre a água. Do lado oposto da bomba, puxe a erva em direção ao centro, de forma que ela crie um espaço. Molhe levemente essa abertura e empurre até alcançar a água no fundo da cuia. Para um bom acabamento, peneire erva-mate.

Furo alto

Acrescente uma colher (sopa) de erva-mate  e coloque água quente até o pescoço da cuia. Posicione a bomba no centro da cuia e adicione erva-mate suficiente para atingir 3 cm acima da borda. Com uma colher, arrume a erva-mate e com a bomba, faça um movimento suficiente para criar espaço para acrescentar a água junto com a bomba.

Agora que você já conferiu as nossas dicas para preparar um bom chimarrão, que tal conferir em nossa loja os tipos de erva-mate que possuímos. Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog.

voltar