Um tour pela nossa história
Um tour pela nossa história
Conheça a história de Etelvino Picolo e da Barão Erva-Mate e Chás.
1951
Início da produção e venda de Erva-Mate
Em 1951, Etelvino Picolo e sua esposa Ilma Picolo, se estabeleceram na localidade de Volta Grande. Em 1952, criaram a Empresa Etelvino Picolo, dando início à produção e venda de Erva Mate artesanal cancheada e socada. Com o crescimento das vendas, a Erva-Mate, já presente no chimarrão de muitas pessoas de Volta Grande, Erechim e Região, é batizada com marca Picolo, eternizando o sobrenome da Família.
1953
Localização da sede
Em 1953 a indústria foi instalada na estrada para Jacutinga, onde permaneceu por 17 anos. Com a emancipação em 1964, Volta Grande passa a ser conhecida como Barão de Cotegipe. Seis anos depois, em 1970, a indústria é transferida para a rua Barão do Rio Branco, atualmente denominada Rua Ilma Picolo, em homenagem à esposa do Sr. Etelvino. O endereço permanece o mesmo desde então.
1976
O primeiro passo para modernização do Chimarrão Gaúcho
O Sr. Etelvino atuou na política, foi vereador, vice-prefeito de Barão de Cotegipe e, em 1976, candidatou-se à prefeitura da cidade. Perdeu as eleições mas não desanimou, nem desistiu de contribuir para o desenvolvimento da comunidade e deixar sua marca na história do município e do estado. Buscou inovações em tecnologia e maquinário, firmando uma parceria de sucesso com o Sr. Roberto Grim, da empresa Grim S/A, de Ijuí.
1979
Uma grande parceria se consolida
Após anos de testes, a parceria rendeu bons frutos, o Sr. Picolo e a Grim S/A desenvolveram o Secador Rotativo, possibilitando a produção de Erva-Mate em larga escala, sem afetar a qualidade já reconhecida. Neste mesmo ano, inicia-se o plantio das mudas de Erva-Mate a fim de padronizar a matéria prima, o que acabou por expandir o setor na Região do Alto Uruguai e no Rio Grande do Sul.
1980
Um marco para o Chimarrão Gaúcho
Neste ano, a Barão importou a tecnologia mais avançada da época para sapecar e secar a Erva-Mate, um processo pioneiro no Brasil. No entanto, Sr. Etelvino, mostrando grande visão, continuou inovando para dar muito mais sabor ao chimarrão: refinou o processo de produção e deixou a Erva-Mate em sua cor original, o verde. A mudança transformou o chimarrão dos gaúchos para sempre.
1983
Lançamento da Marca Barão de Cotegipe 
Em 1983 o senhor Etelvino lança a marca Barão de Cotegipe. A nova marca torna-se um sucesso imediato, expandindo-se para inúmeras cidades no estado do Rio Grande do Sul, com sua Erva-Mate Tradicional, de embalagem laranja, idealizada para distinguir a Erva-Mate Barão de seus concorrentes e destacar sua qualidade superior.
1985
Nova esteira de secagem
Desenvolvimento da esteira de secagem, inovação que permitiu incrementar o sabor e a qualidade da Erva-Mate Barão, levando a marca a um novo nível.
1987
Um adeus a uma pessoa querida
Falecimento da senhora Ilma Picolo, que será sempre lembrada por suas realizações, carinho e dedicação.
1990
Ampliação da Empresa
Ampliação dos primeiros pavilhões para a linha de produção da Erva-Mate, reunindo toda a tecnologia Barão em um só local. 
1993
Lançamento da Erva-Mate Nativa
Com o objetivo de evidenciar o sabor mais original da Erva-Mate, a Barão lança, em 1993, a Erva-Mate Nativa. Proveniente de árvores nativas, tem suas folhas desbastadas cuidadosamente de modo a não interromper seu florescimento, resultando num produto com sabor realçado evidenciando o gosto da tradição gaúcha.
1996
Modernização da Empresa 
A modernização do sistema de produção da Barão alia a praticidade da produção industrial com a qualidade de um produto artesanal, feito de forma a honrar as tradições gaúchas. A tecnologia empregada no processo de secagem garante o mais puro e agradável sabor da Erva-Mate.
2002
A primeira Exportação de Erva-Mate 
Objetivando levar o hábito de tomar chimarrão e as tradições gaúchas para além das fronteiras nacionais, a Barão começou a exportar Erva-Mate. A primeira exportação aconteceu no ano de 2002, sendo um marco histórico para a empresa.
2003
Início da produção e da comercialização da linha de Chás
Mantendo sua tradição, qualidade e tecnologia a Barão expande sua linha de produtos, acrescentando os Chás Barão. Produzidos com dedicação e qualidade, logo começaram a ganhar seu espaço no mercado e hoje estão cada vez mais presentes nos lares do Rio Grande do Sul e do Brasil.
2004
Primeira Erva Mate embalada a Vácuo
Neste ano, para o lançamento da Erva-Mate Tradicional a Vácuo, foi desenvolvida, em parceria com a Universidade Regional Integrada - Campus Erechim, uma embalagem de alta tecnologia, que ajuda a conservar todo o sabor e aroma do produto por muito mais tempo.
2010
Conquista da Certificação Orgânica
Neste ano, a Barão obteve a Certificação Orgânica de suas plantações, maquinários e linhas de produção junto à Certificadora Ecocert do Brasil. O Selo Orgânico endossa a qualidade e oferece garantia de origem para quem busca consumir um produto seguro, produzido com responsabilidade sócio-ambiental.
2013
Ampliação da Fábrica de Chás  
Buscando abrir novos mercados, em 2013 a Barão decidiu ampliar sua capacidade de produção, por meio de investimentos em tecnologia na linha de produção dos Chás Barão e da construção de um novo pavilhão. 
2014
Modernização no Processo de Qualidade
A chegada de novo maquinário vindo da Espanha possibilita a completa automatização do processos de produção e empacotamento da Erva-Mate, eliminando a possibilidade de contaminação do produto. Trata-se de um grande diferencial em termos de padrão de qualidade.
2016
A Criação do Chá Expresso
A ideia de lançar uma linha de chá em cápsulas, compatíveis com a cafeteira Nespresso, surgiu com o intuito de inovar na forma de consumo da Erva-Mate. Foram meses de testes até encontrar o ponto ideal de sabor, cor e aroma. A partir daí a Barão passou a oferecer os sabores de chás mais consumidos no mercado brasileiro em cápsulas buscando atrair um novo perfil de público.
mova o mouse para a direita
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Ambiental
Reflorestamento

Promovemos o reflorestamento em nossas propriedades visando acelerar o processo de arborização em áreas onde não há mais vegetação. O reflorestamento também é um recurso que utilizamos para criar ambientes com menos insolação às erveiras e barreiras de árvores para proteger determinadas culturas da ação de fortes ventos.

Secagem

Utilizamos avançada tecnologia no processo de secagem, onde as folhas são secadas com ar quente em temperaturas brandas. A Erva-Mate não entra em contato com a fumaça, ficando livre de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, o que promove considerável melhoria na capacidade de conservação dos seus benefícios e qualidade.

Industrialização

Trabalhamos para que nosso chimarrão tenha o mais alto padrão de qualidade e por isso investimos constantemente em inovação e tecnologia. A Política de Controle de Qualidade da empresa está sempre em busca da satisfação dos clientes, através de melhoria contínua dos processos, atendimento à legislação e garantia da segurança alimentar.

Produtos Naturais
Trabalhamos com um sistema de controle que acompanha a erva da colheita até seu beneficiamento e posterior envio do produto ao cliente, assegurando qualidade em todas as etapas. Somos preocupados em fornecer produtos naturais, de alta qualidade, que garanta o bem estar das pessoas e proporcione uma vida saudável aos consumidores.
Certificações
Certificações
Certificado de Pureza

Uma pesquisa desenvolvida pelo EPA (Alemanha) comparou amostras da Erva-Mate Barão às da concorrência e constatou que, dentre as marcas analisadas, a contagem dos resíduos de fuligem e derivados da fumaça oriundos da industrialização, eram encontrados em menor percentual na Erva-Mate da Barão, indicando que nossos produtos atendem aos mais rigorosos sistemas de vigilância sanitária do Mundo.

Ecocert Brasil

O Ecocert é um organismo internacional de inspeção e certificação criado por engenheiros agrônomos empenhados com o desenvolvimento de um modelo agrícola baseado no respeito ao meio ambiente e capaz de reconhecer os produtores engajados na proposta. Em um programa pioneiro no ramo no estado, conquistamos nossa certificação. (www.ecocert.com)

Produto Orgânico
A Erva-Mate Orgânica Barão é um produto diferenciado, proveniente de um erval certificado, com mudas especialmente selecionadas e cultivadas sem o uso de agrotóxicos, resultando em uma Erva-Mate 100% orgânica. Todo o processo produtivo é conduzido com o maior rigor a fim de oferecer ao consumidor um produto de alto padrão, puro, livre de contaminação e, o melhor de tudo, muito saudável.
Nossos produtos
Conheça outros produtos
Chá Pós-Refeição Barão
Leve seu dia mais leve!
Chá Preto Barão
O mais tradicional dos chás!
Erva-Mate Tereré Natural Picolo
O tradicional Tereré Crioulo especialmente para você!
Chá Cidreira Barão
Suavidade para encarar a rotina!
Chá Flores e Frutas Barão Expresso
Sabor delicado e adocicado!
Erva-Mate Barão Tradicional a Vácuo
Um chimarrão com sabor de tradição!
Chá Misto Maça, Cravo e Canela Barão
Deixe seu dia mais doce!
Chá Frutas Vermelhas Barão
Seu dia muito mais feliz!
cadastre-se e receba conteúdos exclusivos da barão