Blog

Blog da barão

da barão
Qual a diferença entre chimarrão e tereré?
20 de fevereiro de 2019

diferença entre chimarrão e terere

Qual a diferença entre chimarrão e tereré? Prepare-se para descobrir!
Em diversos estados do Brasil é comum encontrarmos pessoas nas praças e calçadas com suas cuias de chimarrão ou tereré. Mas enfim…

Chimarrão e tereré são a mesma coisa?

A resposta é não: seja por questões climáticas ou culturais, as bebidas se diferem por suas particularidades, como a temperatura da água e o modo de preparo.

Em climas mais quentes as pessoas optam por tomar um refrescante tereré, como na região centro oeste e até mesmo no litoral de Santa Catarina. Já nos estados mais frios, como o Rio Grande do Sul, o costume é consumir o chimarrão, que é uma bebida mais quente e amarga.

Mas para que você acabe de vez com todas as suas dúvidas, separamos aqui todos os detalhes de ambas as bebidas para que você possa preparar tanto um perfeito chimarrão quanto um ótimo e saboroso tereré. Siga lendo!

Temperatura da água

Embora as duas bebidas sejam produzidas com a erva-mate, elas são consumidas de maneiras totalmente diferentes. A erva-mate é uma infusão feita com água quente e consumida geralmente no sul durante o ano inteiro. No inverno é ótimo pois ajuda a manter o corpo aquecido.

Já o tereré é uma infusão feita com água fria e sucos. É consumido em locais onde faz muito calor. Além de ajudar a hidratar, ajuda a refrescar e por isso é considerada uma das bebidas preferidas do verão.

O preparo

Como falamos, o chimarrão é feito a partir da infusão com erva-mate e água quente. Existe ainda aquelas pessoas que adoram misturar a bebida com outras ervas e chás, tornando o sabor diferente e agradável.

Confira em nossa loja os compostos de erva-mate com chás.

O tereré é feito com água gelada e erva-mate tereré, mas também é possível utilizar sucos para realçar ainda mais o sabor. Você também pode optar por comprar as ervas para tererés com sabores.

Em nossa loja possuímos o sabor natural, menta ice, menta e limão e também menta e boldo. Bom para todos os gostos!

O recipiente utilizado

A cuia pode ser o principal recipiente para preparar ambas as bebidas. Mas o ideal para o consumo do tereré é que seja preparado em copos comuns ou até mesmo na guampa. Para quem não sabe, a guampa é produzida a partir de um chifre de boi.

Ambas as bebidas necessitam de bomba para o consumo. Geralmente são fabricadas com diversos materiais, para o tereré existem até modelos de bambu, mas as mais indicadas são as feitas em alumínio, justamente por causa da sua durabilidade.

Diferença entre as ervas

Como dito anteriormente, tanto o tereré quanto o chimarrão são feitos a partir da mesma planta: a erva-mate. Mas existe uma diferença entre as duas. A erva para o chimarrão é moída e consequentemente mais fina. A do tereré é triturada e em consequência é mais grossa. Se estiver com dúvida na hora de adquirir, confira a embalagem e veja se é própria para o consumo de tereré ou erva-mate, já que mesmo parecidas, apresentam peculiaridades distintas.

Novidade Barão

Agora em nossa loja contamos com o Tereré Abacaxi e Hortelã. Além do sabor e a qualidade que todos merecem, a adição de aromas de abacaxi e hortelã junto com a erva-mate causam uma sensação de frescor e relaxamento. Quer ter os diversos benefícios que essa bebida proporciona? Clique aqui e confira.

Acesse nossa loja e confira os tipos de erva-mate e erva-mate tereré que possuímos. Tem para todos os gostos, encontre aquela que mais combina com você.

 

voltar