Blog

Blog da barão

da barão
Benefícios da erva-mate para fortalecer a imunidade
12 de agosto de 2020

erva-mate ajuda a fortalecer a imunidade

Pelo menos uma dezena de benefícios cabem dentro de um pacote de erva-mate. Hoje, no entanto, queremos destacar um dos que é decisivo para a saúde, especialmente no inverno. Afinal, quem não quer ter um sistema imunológico mais forte para resistir com tranquilidade às mudanças bruscas de temperatura, típicas deste período do ano?

Gripes e resfriados são doenças que marcam a estação. E, quando a imunidade está baixa, elas acabam se tornando ainda mais frequentes. É por isso que, especialmente em tempos de pandemia, encontrar estratégias para fortalecer a imunidade tornou-se parte do cronograma dos brasileiros.

Dados de um estudo feito pela consultoria IQVIA mostram que, por conta da covid-19, a procura por vitaminas C e D registrou um aumento expressivo em relação ao mesmo período de 2019.

O que muita gente não sabe é que, ao lado de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, a erva-mate também desempenha um papel importante para fortalecer a imunidade. Para entender como é só seguir com a leitura!

Como o sistema imunológico funciona?

Defender o organismo contra a ação de agentes infecciosos. Este é o papel do nosso sistema imunológico, que é formado por células especiais, tecidos, proteínas e órgãos com o papel de proteger o corpo contra bactérias contidas no ar e também contra os vírus.

Uma série de nutrientes, a exemplo das vitaminas A, C, E, antioxidantes e também micronutrientes como o cobre, o zinco e o magnésio têm funções importantes na modulação da resposta imune do corpo. 

Ao contrário, quando há deficiência em qualquer um deles, o corpo torna-se mais vulnerável à infecções e, nesse caso, a baixa imunidade dá sinais como: infecções; febre e calafrios; cansaço excessivo; diarréia, náuseas e vômitos.

Erva-mate para fortalecer a imunidade

A erva-mate utilizada para preparar o chimarrão (quando a infusão é em água quente) ou tererê (quando a infusão é em água fria) ajuda a fortalecer a imunidade de forma totalmente natural. 

Isso se deve ao fato de, segundo o Hospital Oswaldo Cruz, ser uma fonte rica em minerais, cálcio, magnésio, cafeína, teobromina, ácidos fólicos, potássio, além de vitaminas B, C e D, que atuam fortalecendo o sistema imunológico.

Vale ressaltar ainda que o processo de secagem da Erva-Mate Barão é outro diferencial importante de nossos produtos, já que todas as propriedades naturais da planta são mantidas, uma vez que não há contato com a fumaça.

E aí, já preparou a cuia? Aproveite para conferir nossas “5 boas razões para você começar a consumir erva-mate agora” e não esqueça que, neste momento, é melhor não compartilhar seu chimarrão. 

Você pode organizar rodas virtuais com os amigos ou, aumentar o tamanho da roda para respeitar as orientações de distanciamento.

Dica extra: adicione chás como boldo, funcho, camomila ou cidreira ao seu chimarrão assim você varia um pouco mais o sabor da bebida! Para isso, dê uma passada no Barão Shop e confira toda a gama de chás que temos para você jamais cansar seu paladar.

voltar