Blog

Blog da barão

da barão
Erva-Mate Barão, Semana Farroupilha e tradicionalismo
10 de setembro de 2018

semana-farroupilha

A semana farroupilha é um momento dedicado a cultuar as tradições gaúchas e envolve todo o Rio Grande do Sul. Durante a semana festiva, a erva-mate é um dos principais destaques, seguido pelas apresentações artísticas e culturais, onde são exibidas mostras, desfiles, palestras e espetáculos. Quer saber mais? Então prepara o chimas e confira o texto a seguir!

Semana Farroupilha

No dia 20 de setembro de 1835, teve início um dos acontecimentos mais significativos no RS: a Revolução Farroupilha. O movimento durou cerca de dez anos e foi um período revolucionário para os gaúchos. Em 20 de setembro de 1995, a data magna fixada em lei pelos estados federados, passou a ser feriado civil.

Chama Crioula

A Chama Crioula é um dos símbolos dos festejos farroupilhas. A tradição teve início em 1947 e foi liderada por um grupo de estudantes. Eles apanharam com um cabo de vassoura a chama da Pira da Pátria, no Parque Farroupilha e a carregaram pelas ruas de Porto Alegre. O marco foi responsável por reacender as tradições gaúchas e simbolizou a força e a coragem dos gaúchos.

Erva-Mate

Claro que a bebida típica não poderia ficar fora dessa comemoração. Durante as festividades da Semana Farroupilha, de mão em mão o chimarrão é compartilhado. O que acaba preservando a cultura gaúcha e estimulando as pessoas a compartilharem mais sobre os hábitos do povo do Rio Grande do Sul.

E claro que na Semana Farroupilha não pode faltar a Erva-Mate Barão. Por isso, acesse nossa loja e conheça os diversos tipos de erva-mate que a Barão oferece. Trabalhamos com um modelo de controle que acompanha a erva até chegar ao produto final, assegurando qualidade em todas as etapas. E é pensando no bem estar e vida saudável para os consumidores, que estamos sempre inovando para que o nosso chimarrão tenha o mais alto padrão possível.

E você, também comemora a Semana Farroupilha? Quer aprender a preparar um bom chimarrão para aproveitar as festividades desta data? Clique aqui e confira. Acesse também nossas dicas para um excelente chimarrão. Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog.

voltar