Blog

Blog da Barão

da barão
O que influencia no sabor da erva-mate?
14 de julho de 2018

O que influencia no sabor da erva-mate?

Diversos fatores são responsáveis por influenciar no sabor da erva-mate. O tipo do solo, época de colheita, período de chuvas etc. A criação de um erval exige cuidado, paciência e dedicação por parte dos produtores, principalmente nos primeiros quatro anos da planta, visto que elas podem atingir mais de 15 metros de altura. Os processos de produção necessitam de cuidados importantes, e são primordiais para que a propriedade final do produto seja de ótima qualidade. Quer saber mais? Confira!

Solo

É fundamental que seja feita a escolha da área onde serão plantadas as mudas da erva-mate. Depois de ter escolhido o terreno, é  hora de tratar a terra para que haja uma boa evolução das plantas. A época do ano mais indicada para esse plantio é o mês de abril, mas pode ser feito até o mês de setembro. Em outras épocas não é indicado, pois o grande número de chuvas pode limitar a produção da erva.  

Quanto a preparação, o cultivo da erva-mate exige solos profundos e arejados, principalmente em lugares onde não corram o risco de ter encharcamentos. A planta também se reproduz bem em solos ácidos, mas necessita de tratamento e cuidados sobrecarregados.  Para preparar o chão, é feito a aração e gradagem, desse modo poderá ser feito a plantação das mudas. Quase sempre é feito a recuperação do terreno antes das mudas serem semeadas, com o terreno preparado elas poderão crescer facilmente.

Plantio

Antes do plantio, as mudas precisam ser preparadas a fim de evitar o entortamento das raízes, e deverão ser plantadas em lugares onde as temperaturas não sejam extremas. É importante que exista disponibilidade de água para que a planta possa se desenvolver normalmente.

Colheita

A colheita da erva-mate pode ser realizada durante o ano todo, e pode ser feita de forma manual ou mecanizada. É importante selecionar as folhas que serão colhidas para que o resultado final tenha qualidade. Vale lembrar que é imprescindível que seja deixado aproximadamente uns 30% das folhas nas árvores, para que ocorra a recuperação da planta e ela possa brotar novamente. Após a poda, a erva-mate precisa ser colocada sobre uma lona e arrumada em feixes, para que não tenha contato direto com o solo. No momento de fechar os feixes, é importante que sejam eliminados os ramos doentes e outras impurezas. Depois de colhida, a planta deverá ficar no local do plantio pelo menor tempo possível, para que suas propriedades e características não sofram modificações.

A Erva-Mate Barão é produzida seguindo os principais critérios de produção, e cultivada com ervais selecionados, além disso, acompanha todas as etapas de produção, que vai desde a seleção da semente, até o momento da colheita. Tudo pensado para produzir uma erva-mate de qualidade. Agora que você conhece um pouco sobre as etapas de produção da Erva-Mate Barão, que tal acessar nosso site e conferir os diferentes tipos de ervas que possuímos?

voltar