Blog

Blog da barão

da barão
Saiba um pouco mais sobre a cerimônia do chá
12 de agosto de 2019

cerimônia-do-chá

Para nós brasileiros, beber chá é um momento de dar uma pausa no dia e enriquecer o corpo com uma bebida repleta de benefícios. Porém, do outro lado do mundo, no Japão, o momento de beber chá é levado muito além.

Na cultura japonesa, existe a tradicional cerimônia do chá, um ritual extenso que tem um enorme valor cultural no país. Quer saber mais? Então siga acompanhando a leitura!

 

O que é a cerimônia do chá?

Para os japoneses, a cerimônia do chá é muito mais do que um momento de apreciar o matcha, chá verde em pó originário da planta camellia sinensis.

Também conhecida como Chanoyu ou Chadō, o ritual busca elevar o indivíduo de forma espiritual e filosófica, baseando-se nas influências do Taoísmo e do Budismo.

A cerimônia do chá é uma arte repleta de detalhes que vão desde os cuidados com a louça utilizada, a decoração, a vestimenta e até mesmo com os movimentos dos participantes. Detalhes estes que podem parecer muito “exagerados” para nós ocidentais, mas que são enraizadamente desenvolvidos na cultura nipônica.

 

matcha

Preparo do Matcha, tradicional chá verde em pó

 

 

Os 4 princípios básicos da Cerimônia do Chá 

Harmonia: Proporcionar a interação saudável entre hóspede e anfitrião, criando uma atmosfera de paz no ambiente.

Respeito: Tratar todos com humildade e respeito, tanto os convidados como os utensílios para o preparo do chá.

Pureza: Além de manter o coração aberto e puro, o conceito de pureza também se estende para a limpeza e organização dos elementos da cerimônia (vestimenta, utensílios, jardim,…)      

Tranquilidade: Por fim, o objetivo da cerimônia é alcançar a paz e a tranquilidade, o que é possível através do conjunto de todos os princípios unidos em prol da iluminação dos participantes.

 

A cerimônia do chá é um momento de harmonia entre os participantes que busca manter a tradição cultural dos povos, emocionante, não é mesmo?

Você sabia que na região do sul do país também temos um costume semelhante com a erva-mate? Clique aqui e saiba mais sobre a cerimônia do chimarrão!

voltar