Blog

Blog da barão

da barão
Você conhece a Cerimônia do Chimarrão?
19 de julho de 2019

cerimônia-do-chimarrão

O chimarrão é uma bebida repleta de tradição e história. 

No dia 24 de abril é comemorado o Dia do Chimarrão, onde se comemora a história dessa tradição que, reza a lenda, se iniciou com a chegada dos espanhóis às terras da América do Sul e adaptaram o costume de beber erva-mate que já era praticado pelos índios Guarani.

Esse costume que perdura até os dias de hoje ganha cada vez mais adeptos, sendo uma tradição passada de geração para geração.

Em respeito a esse momento tão especial, o chimarrão não é uma simples bebida que deve ser preparada e pronta para tomar –– existem alguns detalhes de “etiqueta” que precisam ser seguidos para preservar a tradição na hora de tomar o bom e velho mate.

Quer saber mais sobre eles?

Acompanhe o texto e aprenda mais sobre a cerimônia do chimarrão!

 

Como preparar o chimarrão? 

No momento do preparo da chimarrão já se começa o processo de confraternização entre os amigos e familiares. Como regra, o dono (ou dona) da casa é o responsável pelo preparo do mate, o qual deve ser preparado com uma erva-mate de qualidade e com água não fervente, de maneira que a erva não fique com um gosto mais amargo do que o desejado

ExcelenteChimarrão

 

Cerimônia do Chimarrão

Durante o momento de beber o chimarrão, os amigos e/ou familiares se reúnem para compartilhar a bebida, o que muitas vezes ocorre em um roda para facilitar a passagem da cuia.

Durante o evento, o dono da casa também é responsável por servir os demais convidados, estabelecendo assim um certo grau de hierarquia social entre os presentes.

Para os que recebem o mate, é importante sempre lembrar de tomar o chimarrão até a bomba “roncar”, pois essa uma maneira de garantir que você acabou, de fato, o seu chimarrão, deixando ele renovado para o próximo.

 

5Razõesparaconsumirervamate

 

Os 10 mandamentos do Chimarrão

 

  1. Não peças açúcar no mate

 

  1. Não digas que o chimarrão é anti-higiênico

 

  1. Não digas que o mate está quente demais

 

  1. Não deixes um mate pela metade

 

  1. Não te envergonhes do “ronco” no fim do mate

 

  1. Não mexas na bomba

 

  1. Não alteres a ordem em que o mate é servido

 

  1. Não durmas com a cuia na mão

 

  1. Não condenes o dono da casa por tomar o primeiro mate

 

  1. Não digas que o chimarrão dá câncer na garganta

 

Gostou de aprender mais sobre a cerimônia do chimarrão? E sobre a relação entre o chimarrão e o tradicionalismo gaúcho, você já conhece? Saiba mais aqui! 

Depois de ler tanto sobre chimarrão, vai dizer que não deu vontade de preparar o seu? Baixe o nosso Infográfico grátis e aprenda como fazer um ótimo chimarrão!

voltar