Blog

Blog da Barão

da barão
Os 9 tipos de erva-mate que você precisa conhecer
14 de abril de 2021

Na prateleira do mercado ou diante dos resultados da loja online, quem nunca ficou em dúvida sobre quais são as diferenças entre os tipos de erva-mate?

Embora variem da Ilex Paraguariensis (nome científico da erva-mate), a seleção das folhas e o tratamento tornam os resultados do produto que vai para o pacote cheio de diferenças.

É o caso de uma erva-mate moída grossa e uma nativa, por exemplo. Essas são apenas duas variedades que apresentam diferenças intensas para o paladar de quem consome. Do mais forte ao mais suave.

Só aqui na Barão você encontra 9 tipos de erva-mate diferentes para escolher. Mas é claro que a gente não deixa você sem saber como tomar essa decisão.

Pode deixar a cuia à postos e aproveitar nosso artigo para entender os processos pelos quais cada variedade de erva-mate passa e o que esperar do sabor de cada uma delas.

Tipos de erva-mate para quem aprecia um sabor mais amargo

Quem puxa essa lista é sem dúvida nenhuma a Erva-Mate Export. O nome já deixa pistas da preferência do paladar que tanto agrada os uruguaios: uma erva-mate que, devido ao período que permanece em descanso, se torna menos verde, mas muito mais amarga.

Os processos da Erva-Mate Export incluem secagem em secador rotativo e moagem feita em moinho, conferindo à folha uma granulometria mais grossa e pouca porcentagem de palitos.

Depois de passar por esses processos, a erva-mate é estocada por um período de 8 a 12 meses para maturação: é aí que o amargor é intensificado.

Quando o assunto é um chimarrão bem amargo, a Export não está sozinha. Um pouco menos amarga, mas amarga também é a Erva-Mate Moída Grossa.

Produzida com um blend especial que valoriza a qualidade dos ervais cultivados na região de Barão de Cotegipe, a Erva-Mate Moída Grossa recebe esse nome devido ao tipo de moagem que passa após a secagem.

A secagem em secador rotativo torna os pedaços das folhas menos processados, assim a quantidade de palitos é pequena e a de folhas predomina no pacote.

É também por conta do processo de secagem que a moída grossa é mais um tipo de erva-mate ideal para quem aprecia um sabor intenso, com gosto levemente tostado.

Nem amargo, nem suave

Opções para quem prefere o equilíbrio entre amargor e suavidade também não faltam. Vamos começar apresentando a Erva-Mate Premium, uma das preferidas dos paladares refinados.

O fato de ser produzida a partir de ervais selecionados do Paraná, cultivados no seu ambiente nativo, em meio as Araucárias, já explica muito sobre o nome dessa variedade.

A secagem da Erva-Mate Premium é realizada em um secador de esteiras com ar quente, em temperaturas mais baixas e sem contato com a fumaça, conferindo o sabor da mais pura erva-mate e valorizando o terroir da região onde a erva-mate é cultivada. 

A Erva-Mate Nativa é outra escolha certeira para os apreciadores do meio-termo. Suas folhas também são cultivadas em ervais nativos de excelente qualidade, de diferentes regiões do Paraná.

A secagem desse tipo de erva-mate é realizada em um secador de esteiras com ar quente, em temperaturas mais baixas e sem contato com a fumaça, conferindo o sabor mais puro e fresco como resultado final.

O equilíbrio perfeito entre sabor e sustentabilidade. Assim é a Erva-Mate Orgânica, que é produzida a partir de um erval nativo certificado, que permite um manejo sustentável do meio ambiente e a preservação do solo de forma equilibrada. 

A secagem da Erva-Mate Orgânica é realizada em um secador de esteiras com ar quente, em temperaturas mais baixas e sem contato com a fumaça, o que garante um produto mais puro, com a cor mais intensa e valorizando o terroir da região de Pinhão/PR. 

Um capítulo especial

Impossível fechar a nossa lista de sabores intermediários sem criar um capítulo especial para falar da Erva-Mate Picolo.

Lembra que já falamos sobre a história da erva-mate verdinha, que espumava na cuia e transformou para sempre a história do chimarrão?

Pois é, assim como o primeiro secador rotativo continua em pleno funcionamento em nossa fábrica, a Erva-Mate produzida por Etelvino Picolo, fundador da Barão Erva-Mate e Chás, também segue firme na nossa linha de produção.

A marca que leva o sobrenome da família, desde 1951, é produto dos ervais plantados pelo próprio sr. Etelvino, todos da região de Barão de Cotegipe. A erva-mate plantada é secada em secador rotativo, indicado para todos que apreciam um bom chimarrão com história, todas as horas!

Tipos de erva-mate para quem prefere um sabor mais suave

A primeira boa resposta para quem busca um sabor de erva-mate mais suave está na Tradicional.

Sobre essa variedade, é importante ressaltar que a Erva-mate Barão Tradicional é produzida com um blend especial que valoriza a qualidade dos ervais cultivados na região de Barão de Cotegipe. 

Já a sua secagem é realizada em secador rotativo, conferindo como resultado final uma erva-mate de cor mais intensa, mas de sabor suave, lembrando o herbal fresco levemente tostado e defumado.

Ainda mais suave é a Cambona. Erva-mate cultivada proveniente da progênie Cambona 4, descoberta em Machadinho/RS. A Cambona é produzida pelo sistema tradicional de secagem e moagem em pilões.

Além da suavidade, esta variedade também conta a história de ser cultivada, colhida e beneficiada em apoio aos projetos sociais desenvolvidos na cidade de Machadinho/RS juntamente com a APROMATE (Associação dos Produtores de Erva-Mate).

Para fechar a lista, a gente traz um sabor que é impossível ser mais suave. Estamos falando dos Compostos de Erva-Mate, que podem ser consumidos puros ou misturados com outros tipos de erva-mate.

Aqui, a erva-mate passa pelo processo tradicional e logo após são adicionados os chás específicos para cada um de nossos compostos. 

Hoje nós contamos três opções: com menta, com chás selecionados e também a versão com chás para agradar todos os tipos de paladar.

Gostou de conhecer melhor todos os tipos de erva-mate que a Barão produz e suas características?

Agora não esqueça de passar na nossa loja online e adicionar no carrinho o sabor que você já descobriu que é perfeito para o seu paladar.

voltar